Contra o saco plástico
Acaba de ser lançada uma campanha contra o saco plástico. O objectivo é aliciar lojas a anunciarem nas suas vitrines que só fornecem saco de plástico se o cliente o exigir e a registarem em site o número de sacos que pouparam.
Roland Clift, professor de tecnologia ambiental da Universidade de Surrey e conselheiro do ministério do Ambiente britânico, diz que o programa de promoção do bioetanol e do biodiesel é uma vigarice porque nos trópicos a sua crescente procura está a provocar a queima generalizada de florestas para dar lugar a culturas de óleo de palma e outras.
Mais etanol significa mais milho e mais poluição das águas, revela uma investigação coordenada por J. Wayland Eheart, da Universidade do Illinois. Tudo porque a massificação do etanol exige muito maior produção de milho que só é conseguida com a aplicação de muito mais fertilizante à base de nitrogénio e fósforo. A consequência é a escorrência dos resíduos desses fertilizantes para os cursos de água que, contaminados, desenvolvem álgas que, asfixiando as águas, matam os peixes, dão origem a bactérias indesejáveis e entopem os sistemas de abastecimento de água para consumo humano.
Na Colômbia, a pressão para produzir mais óleo de palma para biodiesel está a provocar ondas de violência. Já tínhamos falado disto, mas aqui há mais pormenores.
Na Índia, as autoridades tudo têm feito para esconder informação e escamotear perigos do projecto da central nuclear de Koodankulam. A última reunião pública para debater o projecto contou com a presença de 2.000 pessoas, mas foi abruptamente interrompida sem motivos aparentes que não seja o de impedir o debate sério e honesto das implicações ambientais do projecto.
No Vietname, a exportação de móveis é tal que a madeira local já não chega para as encomendas e há que a importar do Brasil!
Na China, cinco funcionários e técnicos ambientais de Yixing foram despromovidos e severamente castigados por incompetência no processo que culminou com a descarga de esgotos no lago Taihu que forçou o corte no abastecimento de água a 2 milhõesde pessoas.