Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Sábado, 26 de Maio de 2007
É proibido secar roupa à varanda

Na Póvoa de Varzim, a colocação de lixo a menos de 350 metros dos ecopontos será punida com contra-ordenação. E a mão pesada não se fica por aí. Roupa a secar à frente de casa, churrasco à beira da porta e transporte de estrume para o campo, tudo vai merecer multa.

Obrigar os construtores a garantir o depósito dos inertes de obras em sítio próprio para eventual reciclagem é excelente. Mas proibir secar roupa à varanda, não lembra ao Diabo. Essa medida vai castigar as famílias dos bairros sociais, acanhados, sem espaços para secar roupa que não as varandas. Quererão matar uma estratégia ecológica de poupança de energia e fazer o frete às empresas de energia e de electrodomésticos obrigando essas famílias a comprar máquinas de secar roupa e a pagar mais energia? O mesmo se aplica aos churrascos à beira da porta. Proibir isso é castigar os pobres que não têm casa com jardim para terem um barbecue ou anexo nos fundos, para onde convidam amigos que vêem de jipe que estacionam em cima do passeio. Idem para o estrume. Querem reduzir ainda mais a pouca agricultura biológica que se vai fazendo na zona e querem impor os limpíssimos, bem cheirosos fertilizantes que tiram o sabor genuíno aos alimentos mas enchem os bolsos às multinacionais. É isso que os autarcas poveiros querem? Foi para isso que os poveiros votaram neles?

 

Os parques naturais de Montesinho e do Doutro Internacional vão perder autonomia administrativa e financeira ao ficar sem chefias locais. Por isso os autarcas da região Norte não aceitam a reestruturação em curso, exigem a suspensão da portaria e vão preparar um documento a contestar o afastamento das autarquias da tomada de decisão nas áreas protegidas e extinção da figura de director em cada um dos parques naturais.

 

Em Gondomar, há vários anos que um negócio ilegal de areias está instalado numa das margens do rio Ferreira, a pouca distância da ponte de Travassos, na freguesia da Foz do Sousa. A Câmara conhece a situação, mas pelos vistos ainda não pôr cobro ao abuso, pese embora as várias queixas dos vizinhos.

 

Em Águeda, o secretário de Estado do Ambiente Humberto Rosa mostrou-se contrário a uma dragagem profunda da pateira, política que é defendida pontualmente pelo presidente da Câmara de Águeda, tendo em vista o combate ao desassoreamento daquela zona húmida.

 

A Escola de Pilotos da Ota vai para Maceda se aeroporto se concretizar, disse o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.

Mais uma razão para a mancha florestal que tem servido de tampão ao aeródromo de Maceda não seja beliscada. Mas pelos vistos, quer o PS quer o PSD locais tudo têm feito para deitar abaixo a máxima área florestal da zona com o objectivo de construir. A última machadada foi para satisfazer os desejos da Amorim Imobiliária e da empresa francesa que a comprou.

 

O presidente da câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, lamentou a falta de intervenção do Ministério do Ambiente na conservação das motas, muros que marginam os canais. Segundo o autarca, a câmara tem-se visto obrigada a substituir o Ministério do Ambiente, que formalmente tutela a ria, na realização de acções de emergência, quando há rombos nas motas, para impedir a invasão dos campos pela água salgada. A maior amplitude das marés, decorrente das obras de expansão do porto de Aveiro, tem agravado a situação, com a salinização dos campos agrícolas, a erosão das margens e o assoreamento dos esteiros ou canais.

 

 O estudo de impacto ambiental feito ao projecto de aquicultura da Pescanova em Mira diz que aquicultura sobre as dunas de Mira não traz impactos negativos relevantes e é muito positivo para a economia.

Ainda havia dúvidas? Então quem é que foi dizendo que o projecto da Pescanova em Mira eram favas contadas?


António Costa ambientalista?

Ambiente
Publicado por OLima às 00:06
Link da posta | Comentar
partilhar
2 comentários:
De testking rapidshare a 10 de Maio de 2010 às 10:47
Hay post interessante. Venho através deste post pela primeira vez. Muito obrigado.
De 70-291 dumps a 10 de Maio de 2010 às 10:49
Hay post realmente fabuloso.

Comentar posta

Pesquisar neste blog