Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Quarta-feira, 23 de Maio de 2007
As árvores já poluem?

Orlando Reis, da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), alerta para o grave problema de poluição ambiental causado nesta época do ano pelos choupos existentes perto da Escola Brotero, em Coimbra, edifício da DREC e zona habitacional e comercial próxima, na rua General Humberto Delgado e em outras zonas como o Vale das Flores, junto à Escola Primária, a Avenida de Conímbriga (junto ao Estádio Universitário) ou o Bairro de Santa Apolónia.

Coitadas das árvores. Faltava agora serem acusadas de poluir o ambiente. Pode certa gente conduzir jipes na cidade, estacioná-los em cima de passeios, fazer trinta por uma linha, e quem paga as favas são as árvores. Os que agora se dizem vítimas da tal poluição das árvores alguma vez pararam para pensar? Parem de se queixar, parem de pedinchar, parem de criticar as instituições. Unam os seus esforços ao das associações ambientalistas locais e promovam plantações de árvores adequadas. Nem que seja só uma vez na vida e para a fotografia para mostrar aos amigos e à família. Não venham culpar as árvores.

 

Portugal não escapa à rota da madeira ilegal. Segundo a Global Timber, de 2000 a 2005 Portugal terá importado 130 milhões de euros de madeira proveniente do Gabão, da República Democrática do Congo, da China, dos Camarões e do Brasil, países considerados de alto risco em relação ao comércio de madeira ilegal. Refira-se que após os protestos junto da Vicaima, a empresa garantiu ter modificado as suas práticas. Mas o problema, diz Domingos Patacho, da Quercus, é que a adesão ao sistema de certificação das madeiras é voluntário e acaba por não funcionar. (in Público de 18.5.2007, caderno de Economia, p. 7)

Ambiente
TÓPICOS: ,
Publicado por OLima às 01:01
Link da posta | Comentar
partilhar
4 comentários:
De Henrique a 23 de Maio de 2007 às 06:53
Essa das árvores poluidoras está boa! Eheheheh, ele há cada uma...
De OLima a 23 de Maio de 2007 às 16:57
A Sombra Verde
(http://sombra-verde.blogspot.com/2007/05/as-rvoresesse-inimigo-nas-cidades.html)
referiu esta das árvores que, segundo o técnico da DREC, poluem Coimbra e comentou:
"Para o Sr. Orlando Reis, com responsabilidades na educação deste país (e isto deveria fazer-nos reflectir profundamente...) as árvores são "um grave problema de poluição ambiental"...as mesmas que, entre muitas outras funções, ajudam a amenizar o clima (particularmente importante nas cidades que funcionam como ilhas de calor), diminuem o CO2 na atmosfera e mantêm constante os valores de O2, capturam diversos outros compostos poluentes presentes na atmosfera, servem de abrigo a vários seres vivos, etc.
Sim, as árvores, sempre as árvores, o inimigo a abater nas cidades..."
De kaska a 23 de Maio de 2007 às 21:59
Sempre pertinente e apostando no ambiente, parabéns.
De OLima a 29 de Maio de 2007 às 02:11
A Quinta do Sargaçal
http://www.sargacal.com/2007/05/29/chelsea-flower-show-2/
também fez referência às doutas preocupações do técnico da DREC em Coimbr.

Comentar posta

Pesquisar neste blog