Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Quinta-feira, 26 de Abril de 2007
Parlamento polui muito

A reunião mensal do Parlamento Europeu em Strasburgo provoca uma pegada ambiental insustentável, revela um estudo levado a cabo por John Whitelegg, da Universidade de York.

São 20.000 toneladas anuais de carbono produzido por todo este circo ambulante, todo este vaivém de aviões, camiões, carros, toneladas de caixas com papelada, 800 deputados e 1.200 funcionários, profissionais do lóbi, jornalistas. Imaginem os 457 milhões de euros anuais que custa este edifício que está vazio 307 dias por ano, com pó e bactérias a acumularem-se permanentemente.

Um milhão de cidadãos europeus já assinou uma petição apelando à reunião num só sítio mas os eurodeputados têm feito ouvidos de mercador, fazendo com que o parlamento de Strasburgo seja agora um monumento à ineficiência política e um enorme frete à hotelaria e à restauração.

E andamos a pagar tantos impostos para isto? E até quando vamos ouvir suas excelências apregoarem medidas para reduzir a poluição enquanto elas andam à tripaforra?

 

Em Edinburg, uma avaria numa bomba da ETAR de Seafield provocou descarga de esgotos que contaminaram a água do estuário do Forth e praias adjacentes.


A energia nuclear continua impopular na Escócia. Menos de 25% apoiam-na.


Os Correios franceses encomendaram 9.500 veículos eléctricos para substituir a sua frota a diesel durante os próximos 5 anos.


Na Etiópia, ataque a campo de petróleo em Ogaden provoca 74 mortos.


No Japão, os eleitores de Toyo derrotaram o anterior presidente de câmara por este defender a construção de um cemitério nuclear na sua cidade.

Mais uma estória do tipo “No meu quintal não”.

 

O Canadá vai banir as lâmpadas incandescentes até 2012.


O Congresso dos EUA aprovou a proibição da entrada de lixo canadiano. O Canadá já pensa em retaliações ao mesmo nível.


Poluição sonora faz pássaros diurnos cantarem à noite.

Ambiente
Publicado por OLima às 00:23
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog