Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Quarta-feira, 2 de Agosto de 2006
Sr Pedro Cosme Vieira

O Henrique Sousa do Hora Absurda descobre a careca do investigador da Faculdade de Economia do Porto em posta

que vale a pena ler. Tudo porque o tal Sr, em entrevista publicada no caderno de Economia do DN de 2ª feira, 24 de Julho, calcula que uma central nuclear em Portugal reduziria em 50% a factura da electricidade. Pedro Cosme Vieira sugere a construção de 3 reactores no Alentejo. Na página 3 do mesmo caderno, o DN põe Roland Schenkel a desvalorizar os acidentes nucleares de Three Mile Island e de Chernobyl e a apelar aos cientistas para, junto da opinião pública, tentarem tornar o nuclear atraente.

Aqui é ainda mais contundente:

“O nuclear não substitui nem o fuel nem o gás (apenas o carvão). Mesmo que venha a ser produzida “energia nuclear” que compita com a do carvão, a repercussão no preço da energia não pode ser superior à penetração máxima que terá. Se ela só penetra no máximo em cerca de 25%, nunca e jamais pode representar uma redução de 50% no preço do kWh (a unidade de energia não é kw !!!!!). Esta é outra mentira que anda a ser divulgada pelo Sr. Pedro Cosme Vieira, ilustre investigador nuclear da FEP. Este Sr. anda a dar mau nome à instituição onde se encontra empregado. Não é preciso um curso de economia, nem mestrado, nem doutoramento, para ver que isto é uma barbaridade e compete com os anúncios de publicidade enganosa.”

TÓPICOS:
Publicado por OLima às 00:54
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog