Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Quarta-feira, 19 de Julho de 2006
Redução da área do Parque Natural é acto de irresponsabilidade

A redução de 12% da superfície do Parque Natural da Serra da Estrela, uma proposta do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) que poderá ser aprovada pelo Ministério do Ambiente durante esta semana, abre "um precedente grave e é um acto de irresponsabilidade", diz Eugénio Sequeira, presidente da Liga para a Protecção da Natureza, que crítica o Governo por "ter escondido esta intenção" das associações ambientalistas. Quer a LPN quer a Quercus criticam a medida por suspeitarem que por detrás dela haverá interesses imobiliários ou projectos turísticos".

Criado em 16 de Julho de 1976 e regulamentado em 1979, o Parque Natural da Serra da Estrela estipulava que  “às autarquias caberá uma importante posição na contenção de situações de degradação, podendo recorrer aos serviços técnicos do Parque Natural para mais eficaz actuação". Aparentemente, todos falharam, pois o argumento para desclassificar os 12 mil hectares é exactamente a degradação dos locais classificados há três décadas. E o primeiro Governo português liderado por um antigo ministro do Ambiente poderá assim sancionar este insucesso, "emagrecendo" a Serra da Estrela.

O Instituto de Conservação da Natureza admite alterar os limites das áreas protegidas, à semelhança do já proposto para a Serra da Estrela, para que coincidam com a Rede Natura.

Obrigado, Alberto.

TÓPICOS:
Publicado por OLima às 08:38
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog