Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Terça-feira, 18 de Julho de 2006
Comércio de emissões favorece poluidores

5 anos após a Europa lançar o comércio de emissões como meio de salvar o planeta, conclui-se que estamos a falhar os objectivos. Em vez de ter reduzido as emissões de dióxido de carbono, o sistema fez aumentar os preços da electricidade em mais de 50% e quem ganhou com isso foram empresas como a RWE AG.  Pelo menos 12 dos 25 países europeus estão na iminência de falhar os objectivos de Quioto e pelo menos 11 dos 15 não irão cumpri-los. O erro foi cometido quando a Comissão Europeia deixou os 25 governos autorizar demasiados créditos e aliviar as restrições à poluição. Por isso o grupo ficou 8% aquém do objectivo de reduzir as emissões até 2012. Por outro lado, o aumento dos preços dos combustíveis fez os produtores de energia queimar carvão mais poluente. Por isso os preços dos créditos do CO2 quintuplicaram de 6.05 euros para 30.70 entre Janeiro e Abril de 2005. Não foi por acaso que bancos como o Morgan e o Barclays se envolveram no negócio.

O programa pouco ou nada contribuiu para alterar o aquecimento global uma vez que as temperaturas não mostram tendências para baixar. O programa apenas se tornou uma justificação para o aumento dos preços da electricidade, uma vez que o custo da poluição passou para os consumidores e não para os produtores de electricidade.

Querem mais clareza?

Publicado por OLima às 00:17
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog