Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Quinta-feira, 18 de Maio de 2006
Autarcas contra poupança de energia

A esmagadora maioria dos vogais com assento na Assembleia Municipal de Espinho está contra a redução da factura da iluminação pública do seu município e, consequentemente, contra a poupança de energia e contra os objectivos estabelecidos pelo Protocolo de Quioto.

Tudo começou quando o BE apresentou na 2ª feira, 15 de Maio, uma proposta no sentido de a Câmara reduzir a factura da iluminação pública devendo, para tal, pedir à EDP para, de manhã, fazer desligar a dita iluminação mais cedo, e, à noitinha, ligá-la um pouco mais tarde. Rolando de Sousa, o vice-presidente com competências delegadas, pediu para informar que a Câmara tinha, desde Outubro de 2005, um grupo de estudo a avaliar os consumos de energia a nível interno, de modo a preparar um plano para melhorar o desempenho da autarquia no plano energético. Ninguém na Assembleia sabia disto. Concluindo a sua intervenção, Rolando de Sousa disse: “A renda que a EDP paga à Câmara chega para a câmara lhe pagar o consumo da iluminação pública. A Assembleia pode muito bem apresentar e votar unanimemente esta e outras recomendações do género que a Câmara não as vais seguir porque já está a fazer o que se recomenda.”

O PS corroborou a ideia, apelidando a proposta de redundante. A CDU alegou o bom funcionamento dos sensores que regulam o ligar e o desligar da iluminação pública e questões de segurança pública para solicitar a retirada da ideia de pedir à EDP que, de manhã, desligasse as luzes mais cedo e, à noitinha, as ligasse um pouco mais tarde. O mesmo pediu o PSD. Isolado naquela oca imensidão, o BE retirou este ponto que tanto uredo estava a provocar. Manteve o outro ponto da proposta: “recomenda à Câmara que encete medidas no sentido da poupança de energia nos seus serviços”.

Agora sim, estava encontrada uma solução redundante, inócua, esvaziada de qualquer sentido prático. Mesmo redundante, inócua e oca, a proposta mereceu uma abstenção e os votos contrários de 2 vogais que, não saciados, fizeram questão de empanturrar a acta com declarações de voto, igualmente redundantes, inócuas e ocas. Assim pensa e age a esmagadora maioria dos legítimos eleitos por Espinho.

TÓPICOS:
Publicado por OLima às 00:49
Link da posta | Comentar
partilhar
23 comentários:
De Lp a 23 de Maio de 2006 às 10:51
E é tão fácil ter iluminação pública à base de painéis solares. Isso sim, faria diferença. E painéis solares nos edifícios públicos.
De Anónimo a 10 de Março de 2009 às 13:13
não sei como Rolando de sousa faz este comentario.
De OLima a 11 de Março de 2009 às 00:10
Nem eu e não me contaram. Eu estava presenta nessa sessão da Assembleia Municipal.
De Anónimo a 26 de Março de 2009 às 14:47
Só não sabia que a Camara tinha sido assaltada. Resido no Brasil e visito mt o vosso blogue. Li as noticias do Vereador Rolando de Sousa.. Parabens ao blogue
De OLima a 27 de Março de 2009 às 00:52
Não tenho a certeza, mas devem estar a falar disto: Depois de ter admitido à Assembleia Municipal de Espinho que existia um inquérito em curso, o presidente da autarquia Espinho garante desconhecer o caso de alegado desfalque supostamente efectuado por uma funcionária.
http://www.diarioaveiro.pt/main.php?id_page=6045
De jorge teixeira a 26 de Março de 2009 às 14:59
Já agora não pecebi se foi alguma coisa descoberta sobre o roubo-- não ouvi as declaraçoes do vereador Rolando nunes sousa. Tb aproveita para mandar os parab´nes pela iniciativa deste blogue sobre espinho, daqui de Angola onde me encontro..
De OLima a 16 de Julho de 2006 às 00:06
Ao contrário dos vareiros autarcas de Espinho, os autarcas da Câmara de Essex decidiram desligar iluminação pública à meia noite:
O objectivo é reduzir o consumo de energia em um terço. Entretanto, as luzes das zonas rurais de Maldon e Uttlesford passarão a estar desligadas entre a meia noite e as 5 da manhã, substituindo o actual sistema de luzes controladas por célula fotoeléctrica que as acende ao lusco fusco e as desliga de madrugada.
news.independent.co.uk/environment/article1178563.ece
De Anónimo a 10 de Março de 2009 às 12:53
obra de rolando nunes de sousa
De Anónimo a 19 de Março de 2009 às 11:26
Acho que o Sr. Rolando Nunes de sousa desta vez tem razão. Parabens pelo vossom blogue..
De severina a 19 de Março de 2009 às 11:31
Será que esta noticia é verdade? Acho que o vereador Rolando Nunes de Sousa tem feito um bom trabalho ao longo dos anos..
De OLima a 19 de Março de 2009 às 17:32
Severina, duvida da minha palavra quando digo eescrevo que ouvi o sr Vereador dizer o que disse? Se duvida, requeira cópia da acta ddaquela reunião!
De severina sousa a 20 de Março de 2009 às 12:21
Sr OLima, não dúvido da sua palavra..Mas é inacredotável essa desclaraçoes do vereador Rolando nunes de sousa..Abraço Severina
De teresa rodigues a 19 de Março de 2009 às 12:08
As luzes deviam permanecer acesas para além da meia noite, principalmente agora com tantos assaltos. Penso que a camara e Rolando nunes de sousa está atento a isso.
De OLima a 19 de Março de 2009 às 17:35
Ainda ninguém conseguiu explicar-me esta aparente contradição: enquanto a iluminação pública das ruas tem sido substancialmente melhorada nos últimos anos, o número oficial de assaltos (e crimes em geral) tem aumentado ...
De jorge teixeira a 20 de Março de 2009 às 11:36
Acho que o Sr Rolando nunes de sousa, devia tomar providências para as luzes ficarem acessas até mias tarde..Com a onda de assaltos que vai havendo era necessario. Parabens ao vosso blogue..
De OLima a 18 de Julho de 2006 às 21:06
Há quem diga que os autarcas portugueses ainda não entenderam a coisa. Os de Hong Kong já:
http://ondas3.blogs.sapo.pt/494149.html
De OLima a 20 de Junho de 2007 às 10:35
Auditoria para poupar 15% de energia na Câmara. A meta para a a autarquia da Lousã é reduzir a factura mensal de energia do edificío dos Paços do Concelho em 15 %. Traduzida a percentagem em números, Fernando Carvalho quer poupar 225 euros mensais, de uma factura que ronda os 1500 euros. Por ano, o autarca poupará 2700 euros.

Para o conseguir, Fernando Carvalho encomendou uma auditoria à eficiência energética do edifício a uma empresa de Coimbra, a BR&FC que, conjuntamente com a internacional Siemens, fará o levantamento de todos os factores de ineficiência energética, desde a climatização à iluminação.

Do relatório dos auditores, que deverá estar concluído no final do Verão, sairá um conjunto de propostas com vista à melhoria do consumo energético no edifício, bem como um plano de racionalização. "Hoje em dia os custos de energia são significativos, pelo que esta redução de 15% pode parecer pequena mas, de facto, não é. Sobretudo, por que, a conseguirmos bons resultados, poderemos aplicar estar normas de eficiência energética em outras áreas muito dispendiosas, nomeadamente nas piscinas e na iluminação públicas", refere o autarca, admitindo o "alargamento" deste tipo de estudos a outros equipamentos do concelho. (JN de 20 Junho 2007 - http://jn.sapo.pt/2007/06/20/pais/auditoria_para_poupar_15_energia_cam.html)
De fernando trigo a 28 de Março de 2009 às 00:38
Longe da minha cidade de Espinho fiquei a saber de mais um roubo na Camara por umas declaraçoes lidas do Veredor Rolando Nunes de Sousa...E Triste espero que escontrem os culpados?? Parabéns ao seu blogue que visito sempre que posso..Fernando Trigo
De nestor santos a 28 de Março de 2009 às 00:43
Parabéns ao blogue..Quanto a este assunto não comento as declarações de Rolando Nunes de Sousa, pois está bem explicado por si. Abraço
De vassoura a 15 de Abril de 2009 às 21:50
Toda a jente sabe quem foi a funcionária que alegadamente "desviou" os euros...
foi até premiada com novas funções
De vassoura a 15 de Abril de 2009 às 22:17
Se fosse raia mais miuda teria de certeza ido para casa suspensa enquanto decorre inquérito... costas bem cobertas e mais não digo..`
É uma pena que a seriedade de muito boa jente seja posta em causa..`
O mais curioso para mim que já levo 22 anos de camara, é constatar que todos os que ao longo dos anos deram desfalques,prejuizos,etc foram sempre premiados...
nunca ninguém foi culpado de coisa algum
Espero com alguma espectativa que as coisas este ano mudem para melhor
essa do Espinho é obra já não pega,este presidente ficará para a história como "Mota o tunelador" conseguiu enterrar a linha e a Camara juntas e devolveu a cidade o tão desejado titulo de dormitório...
E se a camara quer poupar alguma coisa seria bom cobrar as rendas e a agua nos bairros camararios na zona piscatória
E que tal se os fiscais de obras agora que tem uma carrinha nova dessem umas voltas por lá??? oarro novo só serve para as compras no supermercado e para os almocitos???
ou será que aquilo é terra de ninguém???
Muito mais haveria para dizer...
De credito imediato a 7 de Setembro de 2010 às 22:37
Isto há coisas, que definitivamente não são simples de entender.

Optimo blog
De OLima a 20 de Janeiro de 2014 às 14:41
Se soubessem as vezes que esta posta tem sido linkada a propósito deste tema... Ainda hoje, 20 de janeiro de 2014, fiz um link a propósito de uma foto de iluminação acesa em pleno dia em em Silvalde, ao pé da igreja de Silvalde, e que o Hugo Magano colocou no facebook.

Comentar posta

Pesquisar neste blog