Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Sábado, 22 de Abril de 2006
Repetição de Chernobyl é "praticamente impossível"

Um acidente nuclear com a gravidade do de Chernobyl é, do ponto de vista técnico, "praticamente impossível" de se repetir, garante José Marques, investigador do Instituto Tecnológico e Nuclear. Tudo porque os reactores em operação actualmente dispõem de sistemas de segurança e de confinamento múltiplos que garantem que, mesmo que algo corra mal, as consequências são mínimas e localizadas.

A publicação de opiniões de peritos sobre esta matéria não é inócua, muito menos casual. Não será alheia à publicação de artigo, pela Nature, dizendo que Chernobyl só foi possível devido aos defeitos de funcionamento do agora defunto sistema soviético. Parece querer-se fazer passar a mensagem de que os russos andavam a dormir, que eram incompetentes e distraídos e que só agora, graças a certos iluminados, nós somos muito melhores, infalíveis, uns deuses. Pura soberba, ridículo atrevimento.

TÓPICOS:
Publicado por OLima às 00:44
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog