Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Sábado, 27 de Fevereiro de 2010
Alcatrão enterrado sob aquífero

Alijó, 13Fev2010. Ao fundo, à direita, plátano com 154 anos.

  • A Elimur - Sociedade de Construções Lda, construiu um segundo estaleiro numa área remota, dentro de área de Reserva Ecológica Nacional. Denunciada a situação em 2004, a empresa foi multada pela Câmara de Ansião. Porém o caso não ficou resolvido, uma vez que a empresa continua a expandir o seu estaleiro naquela zona, violando o PDM. Além disso, procedeu ao enterramento de toneladas de alcatrão em vez de o enviar para reprocessamento e posterior utilização no asfaltamento de novas vias de comunicação. Nesse local está um aquífero onde a Câmara de Ansião tem uma captação que durante décadas serviu os ansianenses, sendo neste momento uma reserva estratégica de água para utilizar em épocas de maior necessidade. Tudo contado e descrito aqui por João Paulo Forte, do AzinheiraGate.
  • A Associação de Municípios do Alto Tâmega e Barroso vai pedir uma audiência à ministra do Ambiente. Em causa está o eventual aumento da cota da Barragem de Gouvães (Vila Pouca de Aguiar), para compensar a não construção da barragem de Padroselos, onde foi detectada uma colónia de mexilhões de rio, espécie protegida e em vias de extinção. Semanário Transmontano.
  • O manto de espuma branca que cobriu o Tejo a montante de Vila Velha de Ródão foi provocado por uma forte descarga de água efectuada na Barragem de Cedillo (fronteira com Espanha), junto a Monte Fidalgo (Vila Velha de Ródão), garantiu a GNR. IOL.
  • Quercus denuncia fábrica de resinas perigosa e sem licença que vai começar a laborar,na Figueira da Foz no prazo de meio ano. JN.
  • Portugal é o 6º país, num conjunto de 140, que mais água desperdiça. WWF.
  • Londres vai ter 1.600 pontos de abastecimento de carros eléctricos. 17 milhões de libras já estão garantidas para o projecto. BBC.
  • A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação está a apoiar a introdução de transgénicos no México e em outros países em vias de desenvolvimento, denuncia uma plataforma de ONGs. Herald Tribune.
Publicado por OLima às 00:04
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog