Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010
Ovar quer quebra-mar

Para muitos automobilistas espinhenses, uma simples árvore como esta Tamarix é um empecilho do catano. Irra.

  • A Câmara de Ovar procura soluções técnicas alternativas para impedir a erosão costeira e fala de quebra-mares. Público. Não há maneira desta gente aprender. Há anos que estudiosos sugerem ideias, apontam medidas. O mar é muito complicado, não é?
  • Durão Barroso quer relançar rapidamente o processo de autorização da cultura de dois transgénicos, milho MON 810 e a batata Amflora. Barroso sofreu uma derrota política no ano passado quando 22 países votaram contra a sua proposta para levantar as interdições e os Governos europeus são actualmente muito reticentes à autorização para transgénicos devido à oposição da opinião pública, inquieta com a possível toxicidade destes produtos. Mas agora, com a saída de Stavros Dimas, comissário do Ambiente que se opunha à cultura dos trasngénicos, a sua tarefa parece mais fácil. Até porque continuam em jogo poderosos interesses financeiros. A BASF calculaque a Amflora, se for aprovada, poderá gerar facturação na ordem dos 30 a 40 milhões de euros. Público. É evidente que Durão não quer que se saiba que, neste momento, o governo da Bulgária acaba de rejeitar o cultivo de transgénicos durante os próximos 5 anos, e que 13 estados indianos manifestaram-se contra o cultivo e uso commercial da beringela transgénica.
  • Água doce está a ser retirada sorrateiramente do rio Amazonas, denuncia a revista jurídica Consulex 310 de Dezembro passado. A norueguesa Nordic Water Supply Co., é uma das empresas envolvidas neste negócio de exportação de água para a Grécia, Oriente Médio, Madeira e Caribe.
  • Cuba acaba de lançar um plano quinquenal para ligar zonas urbanas com milhares de pequenas quintas. Objectivos: aumentar a produção agro-pecuária, reduzir os preços, reduzir os custos  de transportes, promover empregos longe da burocracia. The Guardian.
  • Explosão destrói central energética de River Road, em Middletown, Connecticut. The Hartford Courant.
  • A tribo Dongria Kondh, do leste da Índia, apelou ao director de Avatar, James Cameron, para a ajudar a impedir a mineira Vedanta de abrir uma mina de bauxite na sua terra sagrada, na montanha Niyamgiri, em Orissa, local de biodiversidade incomensurável. TheGuardian.
  • O novo logótipo para os produtos biológicos da UE acaba de ser seleccionado. Chama-se Eurofolha e foi criado por Dusan Milenkovic, estudante alemão. Público.
  • O pneumologista alemão Wolfgang Wodarg, lider do subcomité de Saúde do Conselho da Europa diz que a investigação que coordenou concluiu que a gripe A foi um embuste fabricado pelo lóbi das farmacêuticas em conluio com a Organização Mundial de Saúde para fazer dinheiro com a venda de vacinas e prejudicar a saúde pública. Os governos foram ameaçados por lóbis poderosos para comprarem vacinas e injectar as populações sem fornecer razões científicas para tal. Prison Planet. Notícia na Antena1 de 25Jan2010, audio 1:56.
Publicado por OLima às 00:47
Link da posta | Comentar
partilhar
2 comentários:
De Manuela Araújo a 10 de Fevereiro de 2010 às 17:52
O caso da pressão de Durão Barroso (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/02/durao-barroso-quer-impor-transgenicos.html) para impor OGM's é um escândalo.

A favorecer a empresa que ganhou o prémio da falta de ética (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/02/falta-de-etica-compensara-ate-quando.html) em detrimento da saúde, da biodiversidade, do ambiente, da agricultura e dos agricultores. Porque esses, se julgam que vão ficar mais ricos com os transgénicos, desenganem-se!

Inadmissível! É caso para pensarmos numa petição!
De OLima a 10 de Fevereiro de 2010 às 18:27
Obrigado pela achega. É realmente caso para quem de direito avançar não só com uma petição mas ainda com um protesto no Parlamento Europeu.

Comentar posta

Pesquisar neste blog