Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010
Energia de osmose

Os Irmãos Cavaco estão a instalar o seu estaleiro junto do esporão de Silvalde. É para o reforçar? É para prolongar o passeio da beira-mar? Ninguém sabe. No local não há placas de informação, o site da autarquia nada diz, como também nada dizem os media locais. A liderança da autarquia mudou mas o estilo da coisa pública parece o mesmo. Dir-se-ia que o pianista mudou mas o piano é o mesmo. Oxalá esteja enganado.

  • Energia de osmose, um segredo há muito guadado guardado, mas revelado e explicado de maneira muito clpara pelo Professor Henrique Sousa, aqui. A norueguesa Stakraft lidera, há vários anos, um projecto para aproveitamento industrial da energia osmótica salina que entrou em funcionamento em Novembro do ano passado. O potencial mundial de geração de energia osmótica salina está estimado em 2,6 Terawatt pela Statkraft, ou seja o equivalente a umas 1000 centrais nucleares. Assim percebe-se muito melhor por que razão esta tecnologia não é badalada...
  • A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dos Açores adjudicou à Varela & C.ª, Lda., uma operação de limpeza e descontaminação do solo no caminho de acesso a Norte da Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, na ilha de São Miguel, A contaminação foi provocada pelo derrame de hidrocarbonetos a partir de bidões contendo óleos minerais.
  • Recolha de resíduos porta a porta é cara e atreita à fraude, afirmou o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. JN.
  • Uma barcaça colidiu com um petroleito cheio de crude a caminho da refinaria da Exxon Mobil em Beaumont, Texas, a norte de Port Arthur. Calcula-se que 450.000 galões de crude terão sido derramados. Reuters.
Publicado por OLima às 00:02
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog