Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010
Barragem da Serra Serrada não chega

Ribeira do Mocho, ao fundo da Rua da Congosta, Anta, Espinho. Os bancos, virados de costas para a ribeira, testemunham a lavagem de roupa em público por parte de algumas vizinhas deste sítio agora chamado Praça de Fernando "Padeiro" Fernandes, em homenagem a um notável democrata antense, protagonista incansável, na Assembleia de Freguesia de Anta e na Assembleia Municipal de Espinho, de muita luta em defesa dos interesses locais.

  • Milhares de metros cúbicos de água estão a ser desperdiçados na barragem da serra Serrada, no Parque de Montesinho, porque a albufeira esgotou a capacidade de armazenamento, queixa-se Jorge Nunes, presidente da Câmara de Bragança, acrescentando que a água armazenada chega só para três meses e que, em alturas de seca, as aldeias têm de ser abastecidas por camiões-citerna. O autarca insiste na construção da barragem de Veiguinhas, também no Montesinho, cujo projecto já foi três vezes chumbado pelo Instituto de Conservação da Natureza. JN.
  • O Banco Espírito Santo vai permitir a todos os titulares de contas bancárias apoiarem projectos de conservação da natureza e biodiversidade, ao abrigo de uma parceria com o WWF. Público. Admirados? Eu não. Há bastante tempo que o WWF não me espanta com estratégias deste tipo. Dirão uns que isto é PR, public relations, relações públicas, operação de charme, greenwash. Dirão outros que isto só acontece porque a sociedade civil se marimba para questões ambientais e as ONGs vêem-se obrigadas a ceder a apoios sólidos e mediáticos.
  • Horta acolhe final nacional das XV Olimpíadas do Ambiente. RTP Açores.
  • Águas que escorrem do lixo no aterro da Resitejo, na Carregueira, Chamusca, estão a entrar no caudal da ribeira das Fontainhas, sem qualquer tratamento. Sérgio Carrinho, presidente da autlarquia diz que se trata de uma situação excepcional resultante das chuvas intensas que se têm registado. O Mirante.
  • Espanha vai repor os cerca de 300 hectómetros cúbicos de águas correspondentes ao incumprimento do caudal mínimo do Tejo no último ano hidrológico. Diário Digital /Lusa.
  • A produção de energia eólica alcançou em Espanha um novo máximo de potência instantânea ao alcançar 11.693 megawatts, o que corresponde a 42% da procura eléctrica da península Ibérica. El Mundo.
  • Grande operação de limpeza começou em dois rios do Bangladesh. Reuters.
  • Resíduos de plástico estão a ser reciclados para incorporar a cobertura de novas estradas na Índia. Reuters.
  • Isto será verdade? será possível? O Airnergy consegue converter a energia de sinais WiFi em electricidade suficiente para carregar um telemóvel em cerca de duas horas? Video.
Publicado por OLima às 00:02
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog