Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Sexta-feira, 6 de Novembro de 2009
Pode uma árvore ser estúpida?

 

 

Os 3 pilares da economia


Só agora se (re)publica o Ondas3 de hoje porque a edição feita antes das 24h de ontem, 5 de Novembro, desapareceu misteriosamente e sem rasto. O SAPO consegue desvendar o mistério?


  • A árvore de Natal ZON, colocada no alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, já está a ser montada por cerca de 40 pessoas, entre arquitectos, produtores, engenheiros, cenógrafos, electricistas, supervisores, montadores de estrutura e outros. CM. É com redobrado entusiasmo e regozijo que registo esta nova profissão: outros. Quanto à estupidez e inutilidade da árvore, é mais uma. Este tipo de estupidez repete-se todos os anos. A matriz tem sido a mesma, o rótulo tem variado. A estupidez é a mesma. E há quem goste. Eu gosto de a sublinhar. A estupidez.
  • A pedra-pomes existente numa praia fluvial  no interior da Lagoa do Fogoem São  Miguel, poderá vir a ser incorporada na feitura de produtos dermocosméticos, nomeadamente sabonetes. Açoriano Oriental. Querem ver que só na bacia da Lagoa do Fogo é que há pedra pomes? Nas obras da nova SCUT que vai ligar a Lagoa a Vila Franca do Campo, vi muita pedra pomes nos cortes de arribas no que há-de ser o nó da Ribeira ChãPor favor, deixem a Lagoa do Fogo em paz! Procurem pedra pomes noutros sítios menos sensíveis.
  •  A Inspecção-Geral do Ambiente deu dois meses aos responsáveis do terreno de Covão do Coelho, Alcanena, e da unidade de gestão de resíduos na Chamusca, onde foram depositados ilegalmente resíduos industriais, para os removerem e reporem a situação anterior. Público.
  • O organismo espanhol Parques Nacionales recebeu o prémio Sultán Qaboos da Unesco por trabalhos relacionados com a gestão e preservação do ambiente. Os 30.000 dólares serão investidos na formação de administradores, gestores e guias de parques nacionais na Guiné Bissau. El Mundo. Um excelente exemplo de como o Ambiente ultrapassa fronteiras linguísticas.
  • O esquema do comércio de emissões pouco ou nada tem feito para reduzir as emissões, mas tem contribuído muito para a corrupção, dizem os ambientalistas do Friends of the Earth. E o esquema até pode provocar uma crise financeira semelhante àquela que estamos a atravessar. "A maior parte do negócio é feito não entre as indústrias poluidoras e as fábricas aderentes dos esquemas do comércio de emissões mas por bancos e investidores que lucram com a especulação nos mercados de carbono", concretiza Sarah-Jayne Clifton. Os FofE defendem o lançamento de impostos de carbono, mais difíceis de contornar e mais eficazes nas alterações dos comportamentos das pessoas e na redução das emissões. The Guardian.

 

Publicado por OLima às 14:32
Link da posta | Comentar
partilhar
Pesquisar neste blog