Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Quinta-feira, 24 de Setembro de 2009
Ponto Verde recicla menos plásticos para evitar falência
  • Copos de iogurte, sacos de batatas fritas e outros recipientes feitos de plásticos mistos, mesmo que depositados nos ecopontos, deixarão de ser recolhidos pela Sociedade Ponto Verde. A SPV diz que quer evitar a sua falência porque os plásticos mistos, que representam 2% das embalagens recolhidas, consumiam 13% dos recursos da empresa e em dois anos gastaram-se 15 milhões de euros. A SPV diz que os cidadãos devem continuar a pôr os plásticos mistos no contentor amarelo. Mas como não os vai recolher, o seu destino mais provável será a sua incineração ou deposição em aterro. Público. Explique quem souber que eu não percebo...
  • O projecto de parque urbano na Mata do Paraíso, em Vialonga, Vila Franca de Xira, aguarda um acordo entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e os proprietários do terreno para poder avançar. Em causa está a contrapartida acordada entre as entidades para a não edificação na Mata do Paraíso – a desclassificação da Quinta do Duque – entretanto bloqueada com a sua classificação na revisão do PDM com como Reserva Agrícola Nacional, que pode colocar em risco o projecto. O Mirante.
  • A empresa municipal de transportes de Aveiro vai lançar um passe único que integra os transportes urbanos de autocarro, transportes fluviais e a BUGA-Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro. JN.
  • Na Austrália, tempestade de areia evidencia recorde de poluição do ar em Sydney. Sidney Morning Herald.
Publicado por OLima às 00:36
Link da posta | Comentar
partilhar
2 comentários:
De Manuela Araújo a 24 de Setembro de 2009 às 13:02
Em relação aos copos de iogurte, eu também não percebo... mas o que a Sociedade Ponto Verde não diz, é que eu gostava de saber...
Muita coisa a SPV devia explicar...
Este "negócio" não parece muito limpo, muito menos transparente!
De Ana Pereira a 25 de Setembro de 2009 às 00:26
Curiosamente já tinha comentado esta notícia em outro local. Pasmei.
Falência como? Então não andamos todos (os parvos que andam a separar o lixo) a trabalhar para a SPV à borlix, dando-lhes matéria-prima de graça, mais os subsídios estatais (voltamos a ser nós todos de novo) e agora…?!
Ao mesmo tempo o Ministério do Ambiente (Fonte: Lusa) – “estranha” decisão da Soc. Ponto Verde, cujos principais accionistas são:
MBOPAR – embaladoras/importadoras; DISPAR – comércio e distribuição;
INTERFILEIRAS – produção quer de embalagens quer de materiais de embalagem;
Outros accionistas – Logoplaste, INESC e 14 Câmaras Municipais. E aqui, olho para a factura mensal da água e reparo na taxa que pago todos os meses para os resíduos sólidos urbanos – 6,05€!!

Em suma, somos roubados a torto e a direito:  Premiando os maus resultados de 2008, da REN, que sofreu uma acentuada queda de 12% [ http://tv1.rtp.pt/noticias/?arti...ine=20& visual=9 (http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=205227&headline=20&visual=9) ], a sua administração vê o seu prémio de desempenho sofrer um ligeiro aumento de 123%! [ http://www.ionline.pt/conteudo/2...os-141-milhoes- (http://www.ionline.pt/conteudo/23989-gestores-executivos-da-ren-recebem-premios-141-milhoes-) ]

Como diria o Jo Soares... estão mexendo no meu bolso DEMAIS! :(

Comentar posta

Pesquisar neste blog