Passadiço contestado na Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo, Páscoa 2009
O SOS Costa Norte está contra a construção de um percurso pedonal em madeira no interior da cratera da Lagoa do Fogo afirmando ser um atentado à preservação daquele ponto turístico de São Miguel. “A Lagoa do Fogo distingue-se das outras por se manter praticamente intacta e esta intenção do Governo, apoiada pela Câmara da Ribeira Grande, não é de todo a mais indicada", diz Filipe Tavares. Contra o projecto há uma petição online. RTP.
A Lagoa do Fogo é o que é e está como está precisamente porque os acessos são naturais, apenas a pé se desce lá baixo. Dizem uns que o passadiço é para evitar o pisoteio de uma turfeira. Outros dirão que o passadiço de meio quilómetro em madeira é ridículo, que só servirá para atrair tótós de sapatinho de verniz e salto alto. Ninguém revela o número médio de visitantes do local. Ninguém refere qualquer estudo de impacto.
O melhor seria deixar a Lagoa do Fogo sossegada, admitir mais Vigilantes da Natureza e o Governo Regional investir em outras coisas mais substanciais e úteis, como por exemplo a limpeza das ribeiras e dos calhaus.