Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Quarta-feira, 7 de Maio de 2008
Esmoriz perde bandeira azul


Barrinha de Esmoriz-Lagoa de Paramos, com Esmoriz ao fundo.

  • Esta foto foi-me enviada por amigo que não hesitou em registá-la dada a envergadura da recente intervenção levada a cabo no troço final da trilha de acesso à margem leste e norte da Barrinha de Esmoriz-Lagoa de Paramos. A trilha foi desbravada e alargada para mais do dobro. Quem terá autorizado tal intervenção? Quem a terá executado? Quais os objectivos? Vem tudo isto a propósito da atribuição, este ano, de bandeiras azuis a 193 praias. Fiquei a saber que a de Esmoriz, em Ovar, perdeu a sua. Aliás só quem fingia andar distraído é que dizia entender a razão da atribuição de uma bandeira azul àquela praia que aguenta com a poluição que sai da Barrinha de Esmoriz-Lagoa de Paramos. Esta decisão acaba por desmascarar o que há anos as forças vivaças de Esmoriz lograram fazer: tapar a saída da barrinha, no Verão, para tentar impedir a descida da poluição para a sua praia de modo a não prejudicar negócios como este. A autarquia vareira não estará, no entanto, isolada em termos de responsabilidades. Espinho, a sua vizinha a norte, nada tem feito para ajudar a contrariar a degradação ambiental de parte do seu território a sul, que é a Lagoa de Paramos. Sta Maria da Feira, a sua vizinha a leste, só recentemente parece ter iniciado um projecto de saneamento há muito esperado. E é precisamente daqui que provém a maior parte da poluição que assola este ecossistema.
  • Nos Açores, os militares norte-americanos destacados na Base das Lajes, na Ilha Terceira, gastam cerca de 30 litros de água por segundo, o que corresponde a 2.500 metros cúbicos por dia, que obtêm através de furos próprios e sem qualquer controlo, revela o Diário Insular. De acordo com o diário, os militares dos EUA não pagam a água que usam, facto que significa uma poupança anual de mais de 2 milhões de euros. Entretanto, a cônsul dos EUA nos Açores recusou responder às perguntas dos jornalistas após uma reunião com o presidente da autarquia da Praia da Vitória onde debateu a eventual contaminação dos aquíferos nos arredores da base militar.
  • Portugal, Bélgica, Bulgária, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Itália e Holanda estão a ser advertidos pela Comissão Europeia por não terem expedido licenças industriais até 30 de Outubro de 2007.
  • A Comissão Europeia abriu hoje um processo de infracção contra Portugal por falta de medidas de protecção ambiental na aprovação dos complexos turísticos Costa Terra, Herdade do Pinheirinho e Herdade da Comporta, no Sítio de Importância Comunitária (SIC) Comporta/Galé, em Grândola e Alcácer do Sal. Contra mim falo, mas é bem feito para aqueles que fizeram o frete suavizando os impactos previstos. Pago eu e pagamos todos, não é, Zé?
  • CCDR Norte lança campanha para remover uma centena de sucatas ilegais no norte do país.
  • A EDP apresentou a EDP Renováveis.
  • A REN anunciou lucros de 24,8 mil milhões de euros no primeiro trimestre deste ano.
Publicado por OLima às 01:04
Link da posta | Comentar
partilhar
2 comentários:
De kaska a 7 de Maio de 2008 às 12:58
Já era de esperar
Cumprimentos
De OLima a 12 de Maio de 2008 às 12:16
A foto e respectiva posta mereceram referência do Notícias de Ovar de 11 de Maio,
(http://noticiasdeovar.blogspot.com/2008/05/barrinha-de-esmoriz-lagoa-de-paramos.html)
que agradecemos.

Comentar posta

Pesquisar neste blog