Blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais. Desde Janeiro 2004, porque só os peixes mortos seguem com a corrente.
blogs SAPO
subscrever feeds
PATRIMÓNIO
BLOGUES
Quarta-feira, 2 de Maio de 2007
Afurada gentrificada


Não são trincheiras abandonadas, muito menos cena de guerra, pese embora as décadas de costas voltadas em que têm vivido os autarcas dos concelhos de Espinho e Ovar. O que se vê na foto é o famigerado dique fusível que iluminadas gentes impuseram na saída da laguna de Esmoriz, - vulgarmente conhecida por Barrinha de Esmoriz ou Lagoa de Paramos - , para controlar o fluxo de trampa acumulada nos meses de Verão e impedir que nessa altura a trampa rume para sul e atraque nas praias de Esmoriz. É que os veraneantes, por já pagarem pesadas contribuições autárquicas a Ovar, não toleram o mau aspecto e pior cheiro que a rilhotada flutuante lhes poderá provocar.

 

A Afurada, em Gaia, vai ter uma marina para 360 embarcações a ser construída por um consórcio de empresas, liderado pela sociedade Irmãos Cavaco.

Tudo se conjuga para que este processo chegue a bom porto. Este processo de gentrificação vai de vento em popa. Investe-se numa dita requalificação de uma zona piscatória pobre e degradada, de um porto de pesca faz-se uma marina, barcos de recreio substituem barcos de pesca e, finalmente, as casas dos pescadores viram casas de inquilinos com Mercedes e BMWs à porta de edifícios com assinatura de arquitecto que manteve as fachadas para fingir que defende o património. O modelo é velho do início dos anos 60 em Londres, 80 em Filadélfia e início dos anos 90 em Swansea.

 

O ministro da Administração Interna, António Costa, apelou à mobilização dos cidadãos face ao problema dos incêndios, admitindo que as mudanças do clima dificultem o seu combate no próximo Verão.

Publicado por OLima às 00:55
Link da posta | Comentar
partilhar
1 comentário:
De Tiago a 3 de Maio de 2007 às 00:02
Quem?
O ministro que compra e vende helis e aviões mas que afinal só aluga mas não compra mas não vendeu mas vai comprar?

Esse?

Vê no meu blog e vais rir (ou chorar)

Abraço
Tiago
http://democraciaemportugal.blogspot.com

Comentar posta

Pesquisar neste blog
 
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Join the Blue Ribbon Online Free Speech Campaign
Join the Blue Ribbon Online Free Speech Campaign!

IBSN: Internet Blog Serial Number 2004-01-04-00
Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno  Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo
Best Green Blogs